Interrupções na forma como departamentos de compras atuam podem impactar diretamente a rotina de trabalho de quase todas as áreas dentro de uma companhia. Afetam diretamente fornecedores, mas também clientes e, em determinada escala, até comunidades.
Problemas se desenvolvem, enfrentam-se dificuldades e o uso indesejável de soluções fragmentadas torna-se uma tentação real. Como resultado, surgem os processos incompletos, parcialmente integrados com os sistemas de gestão, fluxos de operações sem interface ou continuidade, rastreamento falho e muito pouca, se não nenhuma, visibilidade de toda a Cadeia de Suprimentos.
O outro lado da moeda da Crise
As medidas de contenção do vírus adotadas pela maior parte dos governos, indiscutivelmente necessárias à preservação de vidas, produziu desafios extraordinários aos negócios – em campos até mesmo opostos.
Por exemplo, o mercado de turismo, que inclui a hotelaria e aviação comercial, entre outros segmentos, está lutando para sobreviver, enquanto os serviços de saúde e de telecomunicações precisam se desdobrar para encontrar meios de atender à demanda ampliada.
Indo além, a situação das exportações chinesas, do comércio de commodities, as quedas dos investimentos e outros desdobramentos têm exposto empresas a situações nunca antes vistas.
Contudo, a crise abre também oportunidades de mudanças e aprendizados que devem ficar para a posteridade. Um deles é a percepção da importância de se consolidar uma Transformação Digital consistente e de qualidade, visto que companhias que possuem recursos digitais adequadamente integrados possuem mais chances de gerenciar contratempos. Tornou-se muito mais premente a necessidade de gerar maior inter-relação entre os sistemas e as funções.
A bala de prata da Gestão Integrada da Cadeia de Suprimentos
É verdade: é difícil encontrar, no mercado, uma solução única, capaz de atender todos os requisitos necessários ao gerenciamento integrado de Cadeias de Suprimentos de produtos e de serviços – de ponta a ponta (ou de maneira longitudinal e transversal). O importante, no leque de opções disponíveis, é que as empresas busquem soluções focadas na preservação da Estratégia.
Além disso, todos os envolvidos no processo precisam visualizar claramente as fases, de forma que a execução do planejamento se conduza de maneira orquestrada. Quando falamos em ferramentas de outras áreas, como compliance, recursos humanos, governança corporativa, vendas, entre outras, é importante que existam trocas com as soluções do departamento de compras, para que as análises descritivas, preditivas e prescritivas sejam mais ricas e inteligentes.
O trabalho de gerenciar Cadeias de Suprimentos é bastante complexo; idealmente, a integração das soluções deve estar funcionando antes da chegada de uma crise. Se isso não é uma possibilidade agora, a recomendação é que as organizações aproveitem o momento para diagnosticar e entender fragilidades em processos internos, de forma a buscar, em um futuro próximo, métodos de integrar as soluções utilizadas e alcançar o aproveitamento máximo das tecnologias para a gestão integrada da Cadeia de Suprimentos.
Gedanken-GCertifica
A plataforma G-Certifica foi desenvolvida por ex-executivos de compras pela necessidade de se ter no mercado uma solução para gestão de risco na cadeia de suprimentos, para o processo de onboarding (cadastro e homologação) e para gestão e avaliação de fornecedores. No momento atual, funcionalidades da plataforma se tornam ainda mais cruciais para gestão da cadeia de suprimentos. Quer saber mais como também podemos ajudar sua organização, entre contato e agende um horário com um de nossos especialistas.