Homologação de Fornecedores: rumo a transformação digital

Em um estudo recente realizado pela Mckinsey, foi identificada uma tendência mundial de digitalizar os processos de homologação de fornecedores. Dos mais de 1000 executivos entrevistados, mais de 70% afirmaram que pretendem investir mais em tecnologias para otimizar os processos de homologação e outros 20% disseram ter consciência de que a digitalização é um caminho sem volta, tanto para iniciativa privada quanto para a pública.

O Processo de Homologação de Fornecedores

O processo de homologação de fornecedores faz parte da realidade de toda empresa que busque qualidade, reputação e sustentabilidade para o seu negócio. Nessas empresas, os fornecedores passam por uma série de checagens de documentação e certificados para assegurar as características mínimas necessárias para iniciar um relacionamento comercial.

Em função da categoria do item comprado e da sua criticidade para o negócio, são necessárias análises diversas, além da conferência de certificados e aprovações dos órgãos competentes para atestar que aquele fornecedor está apto a realizar uma atividade comercial específica.

Veja algumas das análises solicitadas:

  • análise financeira
  • análise fiscal
  • análise técnica
  • análise ambiental
  • análise de integridade

Além disso, para que o processo de homologação de fornecedores seja realmente eficaz, várias áreas da empresa são envolvidas. O time de compliance por exemplo, é fundamental para atestar a integridade e reputação dos fornecedores no momento da homologação, bem como durante todo o período de relacionamento.

Morosidade e Burocracia

Por se tratar de um processo que pode ter muitos passos e muitas fontes de informações diferentes, no passado a homologação de fornecedores era invariavelmente lenta e burocrática.

Hoje, com o avanço da tecnologia, esse processo não precisa mais ser burocrático e nem demorado. Já é possível por exemplo, organizar todo o processo de cadastro, homologação e monitoramento contínuo de fornecedores em plataformas digitais, tornando-o intuitivo e rápido tanto para empresa que está homologando como para seus fornecedores.

O uso de tecnologia especializada permite analisar de forma automática uma grande quantidade de bases de dados, classificando o nível de risco da potencial parceria comercial. É possível também avaliar riscos específicos de interesse e criticidade para as empresas contratantes como riscos reputacionais, de integridade e em conformidade com as normas ESG de gestão.

Utilizar uma plataforma digital de homologação e gestão de risco do fornecedor, pode garantir também a manutenção de um relacionamento saudável com seus parceiros, pois além de checar dados antes do início da prestação de serviços, poderá realizar monitoramento contínuo, alertando a medida que o nível de risco é alterado.

Homologação de Fornecedores e como a sociedade percebe o seu negócio

Manter o seu negócio longe dos riscos a partir de uma política de homologação segura e atualizada, interfere também em como os consumidores finais percebem o seu negócio.

Muitas empresas já entenderam que a reputação que seus fornecedores e parceiros comerciais de forma geral possuem diante da sociedade, impacta diretamente na sua própria imagem. É necessário incluir todos os agentes da cadeia de produção e fornecimento na validação dos processos.

A digitalização do processo de homologação de fornecedores garante mais segurança e confiança às empresas que o utilizam. E não só isso, economiza tempo e dinheiro, que podem ser investidos em áreas estratégicas do planejamento e do crescimento do negócio.

Parece uma realidade distante não é mesmo? Mas não é. Ela já existe em muitas empresas que atestam as diferenças ao utilizarem um sistema isento, ágil e seguro. Transformação digital no processo de Homologação de Fornecedores é um investimento que traz economia e crescimento.

 

Gedanken
Gedanken